São rochas resultantes do metamorfismo dos calcários e dos dolomitos. As recristalizações de calcita microscópicas formam cristais microscópicos que dão à rocha um aspecto sacaroide, às vezes, com cristais justapostos em cristalização grosseira. A coloração é muito variada. Podendo ser branca, rósea, acinzentada, esverdeada, avermelhada e até mesmo preta.

Possuem veios mais evidentes e menos brilho que os granitos; são mais moles e menos resistentes que os granitos; são suscetíveis a manchas e desgaste; são indicados para pisos internos de salas, halls e quartos; são muito usados em banheiros e demais ambientes sociais.

O mármore deve ser utilizado preferencialmente em ambientes internos porque sofre com a ação do tempo, chuva, sol..etc. Não deve ser utilizado em área de grande movimentação e, principalmente, evitado em cozinhas pois por ser poroso, pode absorver gorduras e manchas.

Granito é a mais comum das rochas magmáticas encontradas em massas rochosas de grandes proporções. Os granitos se apresentam em cores que variam em função do tipo de feldspato presente, que pode ser avermelhado, rosado ou amarelado. Mineralogicamente, os granitos compõem-se de feldspato e quartzo, biotita ou muscovita e anfibólios, todos como minerais essenciais e vários minerais acessórios como zirconita, turmalina, fluorita, rutilo, hematita, etc.

São mais duros e resistentes a ataques químicos do que os mármores; também são mais resistentes às absorções de água e a desgaste abrasivo; são indicados para áreas externas ou internas, inclusive em cozinhas e lavanderias; muito utilizado em áreas comerciais. Lembre-se: Mármore é menos resistente a riscos, mais macio e poroso. Granito, mais pesado e mais resistente.

Mármore ou granito é opção duradoura. São pedras provenientes da natureza que possuem grande durabilidade, resistência e fácil manutenção. Por serem naturais, possuem variações de cores, manchas e veios; portanto, dificilmente uma peça é igual à outra, não significando necessariamente qualidade inferior.

As diferenças de cores existem porque o material é retirado da natureza em blocos diferentes uns dos outros e até mesmo de jazidas diferentes. Desta forma, o mármore ou granito, de mesmo nome e mesma cor, pode apresentar diferenças. A utilização do material adequado, desde que bem conservado, pode durar para sempre.

Estas pedras podem ser bastante similares na aparência, porém apresentam utilizações distintas, em função de suas caracterí­sticas próprias, cuja origem encontra-se na sua composição.

O mármore, por exemplo, é um material mais macio e, portanto, menos resistente a riscos que o granito. Além disso, o carbonato presente em sua constituição reage com ácidos, alterando a sua coloração, o que também limita o seu uso.

Praticidade, durabilidade e requinte são os fatores atrativos na escolha de materiais como o mármore e o granito.

Mas é importante ressaltar que é preciso saber escolher as pedras adequadas para cada tipo de utilização e combinar com outros elementos da ambientação e construção.

Rochas como o Mármore e o Granito são materiais largamente utilizados na construção, pisos, ambientação, móveis etc. Isto se deve ao fato de possuirem revestimento elegante.

Possuem excelente acabamento, uma vez que quase não se percebe o rejunte entre uma peça e outra. Podem ser usados tanto no ambiente interno quanto no externo, possuem uma grande variedade de cores.

Quando colocados no piso, indica-se impermeabilizá-los. Mesmo com a diferença de resistência, duram a vida inteira, se impermeabilizados e limpos sem produtos abrasivos.

Dependendo do tipo de utilização, ambas as pedras podem apresentar acabamentos lisos ou ásperos. Em ambientes internos, normalmente são utilizadas pedras lisas e impermeabilizadas com produtos especiais, que podem evitar manchas.

Já em ambientes externos, recomenda-se o uso de mármores ou granitos sem polimento, ou seja, com aspecto mais rústico, que não escorregam.

Mármores e Granitos são materiais compostos por minerais. Tais elementos são sensíveis em maior ou menor grau às reações químicas. Aregra básica para limpeza e conservação de rochas ornamentais é evitar o uso de produtos químicos inadequados, principalmente os produtos de limpeza genéricos.

1 - Varrer com uma vassoura de pêlo macio limpando o piso, no caso de pias e bancadas utilizar um pano macio. Este procedimento evita que ocorram riscos superficiais devido ao atrito de partículas sólidas quando friccionadas sobre a pedra.

2 - Aplicar um pano umedecido com água para promover a limpeza e a remoção de partículas menores que não foram removidas no processo anterior. Quando necessário (cozinhas e banheiros) utilizar uma solução de água com detergente especial para pedras (ph neutro). Passar um pano seco e macio. Normalmente não é necessário fazer a lavagem do piso.

3 - A utilização de ceras próprias para mármores e granitos só se faz necessária quando o desgaste é iminente, porém, geralmente elas deixam o piso escorregadio. Existem produtos que visam melhorar o coeficiente de atrito.

São pedras industrializadas. O produto é composto de 93% de quartzo e o restante de resina, tornando-se altamente resistentes e não poroso. Ainda não produzido aqui no Brasil, são feitas com uma alta tecnologia.

A principal vantagem do Quartzo é a facilidade de limpeza e manutenção. Na maioria dos casos só necessita de ser limpo com um pano seco para remover o pó. São fornecidas instruções abaixo para usufruir da sua bancada de quartzo Silestone em ótimas condições.

Você te alguma dúvida?

Se você ainda tem dúvidas sobre nossos materiais acesso o botão abaixo e nos envie uma mensagem!

Fale Conosco